Fundamentos em Gerenciamento de Projetos
Parte I
1. O que diferencia um projeto de um esforço?
R. Os projetos possuem metas claras e definidas, sendo realizado em um período definido de tempo esforço são a realização de trabalhos rotineiros (plain work) trabalhos simples.
2. Por que o gráfico com a análise comparativa da complexidade e da dinâmica dos projetos ao longo das décadas justifica o crescente emprego de gerenciamento de projetos nos negócios?
R. Por mais que tenhamos evoluído tecnicamente, deparamo-nos com um ambiente que evolui muitas vezes mais, ou seja, hoje somos muito mais capazes que no passado, porém, esse nosso aumento de capacidade é cada vez menor se comparado com o aumento na dinâmica do ambiente. Precisamos, portanto, desenvolver mecanismos que reduzem essa diferença entre homem e ambiente.
3. Quais as características que tornam um projeto único?
R. As principais características de um projeto são a temporariedade, a individualidade do produto ou serviço a ser desenvolvida pelo projeto a complexidade e a incerteza.
Temporariedade: Significa que todo projeto tem um início e fim definidos, ou seja, é um evento com duração finita, determinada em seu objetivo. O ciclo de vida do projeto caracteriza o sua temporariedade, partindo de um processo de trabalho estratégico no inicial até atingir um topo de trabalho executivo que antecede o seu término. Individualidade: do produto ou serviço produzido pelo projeto, significa realizar algo que não tinha sido realizado antes. Como o produto de cada projeto é único, suas características precisam ser elaboradas de maneira progressiva de modo a garantirem as especificações do serviço ou produto a ser desenvolvido.
A partir dessas duas principais características podem-se escrever as demais:
• Empreendimento não repetitivo – É um evento que não faz parte da rotina da empresa. É algo novo para as pessoas que o irão realizar;
• Sequência clara é lógica de eventos – O projeto é