Fundamentos em administração iii
sumário
PROBLEMA 014 pg
PROBLEMA 026 pg
PROBLEMA 038 pg
PROBLEMA 04 10 pg
REFERÊNCIAS 11 pg
Problema 01:
A solução encontrada para tal situação é a Recuperação Judicial.
A recuperação judicial é uma medida legal destinada a evitar a falência, proporcionando ao empresário devedor a possibilidade de apresentar, em juízo, aos seus credores, formas para quitação do débito.
A recuperação judicial é praticamente uma nova “roupagem” da concordata, prevista na Nova Lei de Falências (Lei nº 11.101/2005) em substituição à antiga (Decreto-lei nº 7.661). Uma das principais alterações está justamente na mudança da concordata, que antes poderia ser preventiva ou suspensiva, para a recuperação judicial. Antes, quando um credor entrava na Justiça contra a empresa, ela tinha 24 horas para quitar a dívida. Do contrário, já podia ser iniciado processo de falência. Agora, tem cinco dias para apresentar a defesa ou o pedido de recuperação.
A recuperação judicial tem por objetivo superar a crise da empresa a fim de manter a atividade empresarial, o emprego dos funcionários e recuperação dos créditos, promovendo assim a manutenção da empresa, sua função social e continuidade da atividade economica.
Para solicitar o beneficio da recuperação fiscal há vários requisitos como: • Não ser falido, se foi falido, ter a sentenção judicial declarando todas as obrigações extintas; • Não ter obtido conceção de recuperação judicial em menos de cinco anos, ou há menos de oito anos para empresa de pequeno porte; • Não ter sido condenado por crime falimentar; • Atividade empresarial por mais de dois anos.
Problema