Fundamentos em administração ii
A organização da empresa é uma ordenação, um agrupamento de atividades e recursos, que visam resultados positivos para a própria empresa.
Planejar, dirigir e controlar, não só uma empresa, mas qualquer outro tipo de estabelecimento, ou instituição, não se torna uma tarefa fácil quando não existe uma certa estrutura organizacional. A estrutura organizacional é de grande importância para empresas de pequeno, médio, e grande porte, pois fazer uma distribuição de cargos para uma quantidade excessiva de funcionários é necessário ter critérios de avaliação para comandar um certo departamento e uma certa função. O trabalho vem mostrar o que é essa estrutura organizacional dentro de um contexto geral, mostrando formalidades e informalidades e até mesmo a interação entre ambas. Será enfocado, como uma média empresa, através da venda de produtos descartáveis, pode organizar a distribuição das suas funcionalidades, buscando não só lucros, mas buscando também a aprovação dos usuários e o bem estar dos seus funcionários.
2 DESENVOLVIMENTO
A empresa será organizada de forma descentralizada, atribuindo desta forma uma chefia para cada função onde os níveis de execução se subordinam funcionalmente aos seus correspondentes níveis de comando. As funções serão atribuídas a funcionários especializados e treinados para executarem suas funções de acordo com os interesses da organização em diversos níveis:
NÍVEL ESTRATÉGICO O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como avaliar projetos de investimento, realizar auditorias, adequar o ambiente ás novas necessidades.
NÍVEL TÁTICO O nível tático define objetivos de médio prazo e que abrangem cada unidade específica da organização. São geralmente objetivos divisionais ou departamentais que deverão ser repassados aos diretores de cada