Fundamentos do Voleibol
Voleibol
Instituto de Educação El-Shaday.
Diretora: Maria Regiane.
Aluno: Juan Saulo.
Série: 9° “A” Turno: Vespertino.
Manaus-Am,2013.
Introdução.
Neste trabalho, irá relatar a história do Voleibol, seus fundamentos e suas características.
História do Voleibol:
O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.
Primeiros anos do esporte:
Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de Voleibol, que acabou se tornando oficial.
Características do Voleibol:
O voleibol é um esporte coletivo jogado entre duas equipes em uma quadra específica dividida por uma rede. Os jogadores usam as mãos para tocar a bola. Porém, não é permitido segurar ou carrega-la. Controlada apenas por toques das mãos, a bola deve ser lançada para o campo adversário, e vice-versa, por cima da rede que divide os dois campos, até que a bola toque o chão.A quadra de jogo é um retângulo medindo 18m x 9m, circundada por uma zona livre de no mínimo 3m de largura em todos os lados. O espaço livre de jogo é o espaço sobre a área de jogo, a qual deve estar livre de qualquer obstáculo. O espaço livre de jogo deve medir, no mínimo, 7m desde a superfície de jogo. Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, a zona livre deve medir, no mínimo, 5m,