fundamentos do serviço social
Nádia Leitão
Trabalho submetido no âmbito da Unidade Curricular de Fundamentos em Serviço Social para obtenção do grau de mestre em
Serviço Social
Docente:
Doutora Maria João Pena
ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa
Maio, 2011
ÍNDICE
Introdução 2
Método do Serviço Social 3
Conclusão 8
Bibliografia 9
INTRODUÇÃO
Todas as acções do assistente social deverão ser devidamente argumentadas, e tendo por alicerces um conjunto de valores fundamentais, de conhecimentos específicos bem como um agregado de métodos e técnicas adequadas.
Este trabalho integra-se no Mestrado de Serviço Social, mais especificamente na Unidade Curricular de Fundamentos do Serviço Social, leccionada pela Professora Doutora Maria João Pena.
A intervenção social, resulta da prática social, são acções inseridas na categoria da política social que mediatizam e materializam com o excelso rigor, sistematicidade e harmonia, as estratégias imperantes num dado momento histórico. É um agregado de actividades emergentes no âmbito da produção e reprodução das condições que garantem, que estão por trás do funcionamento da dinâmica do sistema.
Para Maria do Carmo Falcão (1986), é a intervenção dos indivíduos na realidade com vista à satisfação das suas necessidades e motivações, sendo originada por um jogo de forças (interesses, motivações e intencionalidades), pelo grau de consciência dos seus actores e visão do mundo que os orienta, pelas necessidades e possibilidades próprias dos actores e da própria realidade em que se situam e pelo contexto onde a prática se insere.
Ander-Egg (1992), leva-nos a reflectir sobre o serviço social, remetendo-nos para algo latente que condiciona a nossa maneira de pensar e agir subjacente a toda a racionalidade científica. Estamos todos condicionados, enquanto indivíduos, na nossa forma de interpretar a realidade e na nossa