Fundamentos do handebol
1. Empunhadura
2. Posição de Expectativa ou Posição de Base
3. Deslocamento
4. Recepção
5. Passes
6. Progressão
6.1. Dribles
6.2. Sistema Trifásico
7. Fintas
8. Arremessos
9. Contra ataque EMPUNHADURA
É a forma de segurar a bola de handebol com uma das mãos. A mesma deve ser segura com as falanges distais dos cinco dedos abertos e com a palma da mão em uma posição ligeiramente côncava.
Observações: os dedos devem abarcar a maior superfície possível da bola, os dedos devem exercer certa força (pressão) na bola para que ela esteja bem segura. Sendo que a pressão exercida pelos dedos polegar e mínimo é muito importante para o êxito da empunhadura.
POSIÇÃO DE EXPECTATIVA OU DE BASE
Todas as possibilidades de movimentação no jogo serão determinadas pela posição inicial, ela deve ser de acordo com o momento do jogo:
Para movimentos defensivos: o jogador fica voltado para seu adversário, com as pernas afastadas na diagonal e na largura dos ombros, com os joelhos semi-flexionados, a perna contrária ao braço de arremesso do adversário deve ficar à frente, o tronco levemente inclinado à frente e os braços elevados na altura do ombro o que vai facilitar o bloqueio se for possível realizá-lo.
Para movimentos ofensivos: o jogador deve estar sempre posicionado de frente para o gol (principal objetivo do jogo), suas pernas devem estar afastadas na largura dos ombros, os joelhos semi-flexionados, e os braços posicionados para receber a bola com os cotovelos semi-flexionados, as palmas das mãos devem estar voltadas para a bola.
Deslocamentos.
Os deslocamentos são efetuados em função de um objetivo específico do jogo sendo realizado: para frente, para trás, em diagonal e lateral em trajetórias retilínea ou curvilínea (parabólica).
Os deslocamentos poucas vezes se realizam em uma única direção e com velocidade constante, normalmente são feitos com mudanças de direção.
Recepção.
É um fundamento que