Fundamentos do desing
Século XIX: transformações na Europa a partir da Revolução Industrial. Surgem fabricas, um novo tipo de trabalhador; e tecnologia com produção em massa.
Artesanato: Feito a mão, irregular, produção em pequena escala. Contato direto do artista com a obra.
Ideia do Design : O design é conceitual, generalista, voltado para inovação e produção seriada e uniforme.
Morris: ‘pegar um produto caro e comercializa-lo para a população, tornando acessível’; arte para o povo; era contra o uso de maquinas, abominava a industrialização, pois queria a volta de um artesanato medieval. Morris foi influenciado pelas ideias de Ruskin.
Ruskin: foi um crítico severo da produção industrial, pois colocava de lado o gosto estético do artista e a beleza do produto. Também defendia uma arte inspirada ba produção dos artesões do período medieval. E afirmava que só a liberdade artística poderia proporcionar a manutenção de uma arte genuína e verdadeira.
Arts and Crafts: foi um movimento estético contra a revolução industrial, condenava a produção em massa e a mecanização. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e artista. Queriam uma arte feita pelo povo e para o povo. Desencadeou a produção de objetos para interior, decorativos. Ruskin foi o principal influenciador, mas o movimento foi criado por Morris. Ambos eram contra o uso de maquinas, pois achavam que não produzia com tanta perfeição. Diziam que o objetivo da indústria era ter quantidade e nao qualidade.
A grande Exposição de 1851: foi fruto da necessidade de divulgar e trocar informações, produtos e novas tecnologias surgidas com a Revolução Francesa. Um dos principais objetivos da grande exposição era exibir produtos feitos à máquina ao lado dos artigos feitos a mão, de tal modo que a simplicidade e superioridade do design estariam lá para todos verem que mesmo que os bens industriais fossem mais vantajosos,