Fundamentos de software
O processador, (unidade central de processamento – UCP) gerencia todo o sistema computacional, controlando e executando instruções presentes na memória principal através de operações básicas como somar, subtrair, comparar e movimentar dados.
Cada UCP é composta por unidade de controlo (UC), unidade lógica e aritmética (ULA) e registradores. A UC é responsável por sincronizar as atividades de todos os componentes do computador, como a gravação de dados em discos ou a busca de instruções na memória.
A sincronização de todas as funções da UCP é feita através de um sinal de clock (pulsos de clock). Em casa pulso, os dispositivos executam suas tarefas, param e vão para o próximo ciclo de clock.
Os registradores são dispositivos com a função principal de armazenar dados temporariamente. O número de registradores e sua capacidade de armazenamento, variam em função da arquitetura de cada UCP.
*Overflow-> erro por estouro de capacidade de armazenar resultados de operação.
MEMORIA PRINCIPAL
A memória principal primária ou real, é o local onde são armazenadas instruções e dados. A memória é composta por unidades de acessos chamadas células, sendo cada célula composta por um determinado número de bits.
O acesso ao conteúdo de uma célula é realizado através da especificação de um número chamado endereço. O endereço é uma referência única que podemos fazer a uma célula de memória.
As especificações do endereço é realizada através de um registrador denominado “Registrador de endereço de memória” (Memory Address Register – MAR). Outro registrador usado em operações com a memória é o “Registrador de dados na memória” (Memory Buffer Register – MBR). Este registrador é usado para guardar o dado que será transferido para a memória em uma operação de gravação.
MEMÓRIAS COM PARIDADE
Alguns módulos de memória armazenam para casa célula, um bit condicional chamado “bit de paridade”, o qual é usado para detecção de eventual erro de armazenamento.