Fundamentos de Redes de Computadores
Computadores I
Redes de Computadores I
1
Unidade I – Introdução a Redes de Computadores
1.1 – Por que Redes?
É praticamente impossível hoje em dia não se pensar em redes quando o assunto é informática.
Basta lembrar que a grande maioria das pessoas compra computadores para ter acesso à maior das redes existentes, a Internet.
Mesmo fora do ambiente explícito da informática, todos nós temos contato com algum tipo de rede, seja em maior ou menor grau. Caixas eletrônicos de Bancos representam um grande exemplo: cada terminal é um computador/estação ligado a um computador/servidor central, que armazena as informações de cada conta. Quem vive nas grandes cidades se depara com redes de computadores em supermercados, farmácias e inúmeros outros lugares, e na maioria das vezes nem percebe que está diante de uma rede de computadores.
As redes de computadores surgiram da necessidade da troca de informações, onde é possível ter acesso a um dado que está fisicamente distante de você, como no exemplo do caixa eletrônico, onde você pode estar tendo acesso aos dados de sua conta corrente que estão armazenados em um computador a centenas ou milhares de quilômetros de distância. Na
Internet, por exemplo, essa troca de informações armazenadas remotamente é levada ao extremo: acessamos a dados armazenados nos locais mais remotos e, na maioria das vezes, o local onde os dados estão fisicamente armazenados não tem a menor importância.
As redes não são uma tecnologia que podemos chamar de nova. Elas existem desde a época dos primeiros computadores, antes de os primeiros computadores pessoais (PCs) existirem.
Entretanto, novas padronizações e tecnologias permitiram que computadores pudessem se comunicar melhor e a um custo menor.
Com a queda do custo de implementação de redes, é praticamente impossível pensar em um ambiente de trabalho em que os micros existentes não estejam interligados. Mesmo em pequenos escritórios com apenas dois micros a