FUNDAMENTOS DE METROLOGIA CIENTÍFICA E INDUSTRIAL
1 MEDIR
A medição está presente em nosso dia-a-dia, em coisas simples como temperatura, volume, preço dos alimentos, distância, etc., é efetuada com naturalidade em praticamente todos os ramos da atividade humana, como agricultura, pecuária, comércio, indústria, entre outros.
1.1 DE ONDE VEIO E PARA ONDE VAI A METROLOGIA?
Surgiu logo depois de o homem ter desenvolvido suas primeiras linguagens e a capacidade de contar. Contagem de animais, armas e alimentos são alguns exemplos. Com o passar dos anos e a sofisticação da vida humana, tornou-se necessário adicionar algo aos números para descrever de forma mais clara e precisa certas quantidades. À medida que as civilizações foram se desenvolvendo, as técnicas e unidades de medição foram sendo aperfeiçoadas de acordo com a demanda de cada época. Inicialmente as medições eram baseadas em partes da anatomia humana para medir comprimentos e volumes. Porém com o desenvolvimento tecnológico, unidades de medição mais estáveis e bem definidas eram necessárias.
Mais tarde ainda, com o advento da globalização, os produtos deveriam ser projetados para funcionar além das fronteiras dos países, tornando-se então necessário a adoção de um padrão internacional.
Hoje em dia, por exemplo, pode-se reproduzir o metro com uma incerteza de 10-11m. O desenvolvimento da metrologia é e sempre foi impulsionado pela evolução tecnológica, e pode-se esperar para os próximos anos grandes avanços que trarão níveis ainda mais impressionantes para a metrologia.
1.2 O QUE É MEDIR?
Medir é um processo pelo qual adquirimos certa quantidade de alguma coisa baseado em unidades pré-estabelecidas.
É de extrema importância que o mensurando seja expresso em uma unidade conhecida, preferencialmente no sistema internacional, por dessa forma todos poderem entender o procedimento e a mensuração tomada. Algumas vezes a conversão para dada unidade é relativamente necessária, pois, por exemplo, não é