fundamentos de markenting
No inicio da revolução industrial com a produção em massa, os conceitos de MARKETING ainda não fazia necessário, pois os esforços das empresas eram direcionados a maioria dos processos de produção, tudo o que era produzido tinha um comprador interessado.
Mas com a concorrência, os clientes passaram a ter opções na hora da compra e as empresas precisavam iniciar esforços para oferecer produtos ou serviços que fossem preferidos pelos consumidores, começaram então surgir os conceitos e os departamentos de marketing dentro da empresa.
O estudo do mercado surgiu da necessidade das indústrias de administrar a nova realidade, a oriunda da revelação industrial que causou uma transformação de um mercado de vendedores para o mercado de compradores. Neste estágio o MARKETING ainda é inseparável da economia e da administração clássica, pois inicialmente sua preocupação era puramente de logística e produtividade, para a maximização dos lucros. Surgiu então a cultura de vender a qualquer preço.
Segundo the science of getting rich e the art of morney getting??, foi um ícone deste período, cheio de truques que faziam arte de vender quase num espetáculo de charlatinice e que faz ate hoje os profissionais do mercado sejam visto com desconfiança.
Filosofia da administração de MARKETING
Na maior parte das empresas, o marketing ocupava há 50 anos apenas um lugar modesto na organização o de serviço comercial, composto por alguns vendedores e empregados e muitas vezes estavam subordinado aos poucos, essa função foi-se alargado progressivamente e colocada no mesmo plano das outras direções de produção financeira e de recursos humanos.
Podem-se identificar na evolução do marketing as seguintes filosofias para sua administração;
1-orientação de produção; a grande questão, para as empresas era produzir e não vender, o papel do marketing e,