fundamentos de filosofia
Fundamentos de Filosofia
Lição I
O CONJUNTO DA FILOSOFIA
1 - A filosofia e sua vivência. 2 - Definições filosóficas e vivências filosóficas. 3 - Sentido da palavra
"filosofia". 4 - A filosofia antiga. 5 - A filosofia na Idade Média. 6 - A filosofia na Idade Moderna. 7 - As disciplinas filosóficas. 8 - As ciências e a filosofia. 9 - As partes da filosofia.
1. A filosofia e sua vivência.
Vamos iniciar o curso de Fundamentos da Filosofia propondo e tentando resolver algumas das questões principais desta disciplina.
A filosofia é, de imediato, algo que o homem faz, que o homem tem feito. O que primeiro devemos tentar, pois, é definir esse "fazer" que chamamos filosofia. Deveremos, pelo menos, dar um conceito geral da filosofia, e talvez fosse a incumbência desta primeira lição explicar e expor o que é a filosofia. Mas isto é impossível. É absolutamente impossível dizer de antemão o que é filosofia. Não se pode definir a filosofia antes de fazê-la; como não se pode definir em geral nenhuma ciência, nenhuma disciplina, antes de entrar diretamente no trabalho de fazê-la.
Uma ciência, uma disciplina, um "fazer" humano qualquer, recebe seu conceito claro, sua noção precisa, quando o homem já domina este fazer. Só se sabe o que é filosofia quando se é realmente filósofo. Que quer dizer isto? Isto quer dizer que a filosofia, mais do que qualquer outra disciplina, necessita ser vivida. Necessitamos ter dela uma "vivência". A palavra "vivência" foi introduzida no vocabulário espanhol pelos colaboradores da Revista de Occidente, como tradução da palavra alemã Erlebnis. Vi-
1
vência significa o que temos realmente em nosso ser psíquico, o que real e verdadeiramente estamos sentindo, tendo, na plenitude da palavra "ter".
Vou dar um exemplo para que se compreenda bem o que é "vivência". O exemplo não é meu, é de Bergson.
Uma pessoa pode estudar minuciosamente o mapa de Paris; estudá-lo muito bem; observar, um por um, os