Fundamentos de comunicações
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA
ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA
ÊNFASE EM ELETRÔNICA E TELECOMUNICAÇÕES
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Alunos: Felipe Petrek
Marco Aurélio Bagio
Disciplina: Fundamentos de Comunicações
Professor: Emilio Wille
CURITIBA
2011
INTRODUÇÃO
O objetivo desta APS é realizar o projeto teórico de um sistema de comunicações que tem a finalidade de transmitir dois sinais de áudio distintos através de um único canal. Algumas restrições são impostas quanto à escolha do canal de comunicação. Desta forma, o uso correto dos conceitos de teoria de comunicações será necessário para alcançar êxito nesta atividade.
DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
1 – O sistema de comunicações considerado tem a finalidade de transmitir dois sinais de áudio distintos através de um único canal.
2 – O sinal de áudio A é limitado em 3,6 kHz, e sinal de áudio B é limitado em 3,8 kHz.
3 – O canal de comunicação apresenta uma largura de faixa útil de 16,4 kHz, e freqüência central de 11,8 kHz.
4 – As modulações adotadas para os sinais (A e B) são modulações em amplitude.
5 – Ambos sinais modulados devem ser multiplexados usando a técnica FDM (Frequency Division Multiplex), antes de serem transmitidos pelo canal de comunicação.
6 – Deve haver uma faixa de guarda de 400 Hz nos extremos do canal e de 800 Hz entre os espectros dos sinais modulados.
DESENVOLVIMENTO
Primeiramente deve-se determinar a faixa de frequências que poderá ser utilizada pelo canal. Dessa forma, inicia-se a separação do canal entre os sinais. Com isso, pode-se escolher o tipo de modulação que atende aos requisitos. O canal tem frequência central em 11,8 kHz, com isso, deve-se encontrar seu intervalo de existência fazendo; Inicio do canal em: Fc – (LFU/2), fim do canal de comunicação em: Fc+ (LFU/2). As faixas de guarda nos extremos foram definidas como 400Hz e a