Fundamentos de biblioteconomia
Fundamentos da Biblioteconomia
1º Período – 2012/02
Aluna: Jéssica Caires Ramos
A Biblioteca: Seu conceito e as suas diferentes categorias
O texto que serve de base para meu resumo, trata-se do capitulo dois do livro “Introdução à Biblioteconomia” de Edson Nery da Fonseca: A biblioteca. Através desse capitulo ele mostra as diversas definições de biblioteca, indicando seu conceito, analisando suas diferentes categorias, e ainda nos fala a história das bibliotecas no Brasil. Em primeiro momento o autor nos explica a palavra biblioteca, nos mostrando suas definições literais, mostrando sua origem grega com influências do latim, seu significado no dicionário Aurélio e os seus diversos empregos.
Em seguida o autor nos traz o novo conceito de biblioteca. Ele afirma que não há uma só biblioteca, mas sim a sua pluralidade. As bibliotecas são diferentes umas das outras, a Biblioteca Pública é diferente da Nacional, e esta da Escolar assim por diante. Estas diferenças não existiam na antiguidade. A biblioteca hoje é encarada "como parte integrante dos meios de comunicação de massa". Na antiguidade elas foram reais, na idade média foram monásticas e universitárias, no século XIX nacionais e no século XX públicas e especializadas. Além disso, é comentada a mudança de valores do bibliotecário, que antes competia somente classificar e catalogar livros e passou a ter a importância de orientar os usuários, fornecendo-lhes a informação que seja do interesse de cada um. Após as explicações a cerca da palavra e do seu conceito, as diferentes categorias de biblioteca são examinadas de acordo com as faixas etárias e/ou os tipos de usuários.
Primeiro vem a Biblioteca Infantil. Para ilustrar a relevância desta, o autor cita Frances Henne, para quem a biblioteca infantil é “a mais importante de todas”. Ela é tida como um serviço vital tanto para o futuro da biblioteconomia quanto para o bem-estar social. Nesse tipo de