FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
UNIVERSIDADE PAULISTA
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
2015
Fundamentos da administração
A administração é uma ciência que começou a ser considerada dessa forma a partir do século XX. Passou a ser analisada após os estudos de um engenheiro americano e recebeu o nome de administração clássica. Logo depois novas ideias foram propostas por Henri Fayol que ajudou a impulsionar os estudos organizacionais e administrativos. Durante o decorrer dos anos e após diversos acontecimentos, como a Revolução Industrial, surgiram vários estudos e teorias com ideias distintas, mas com grande contribuição para Administração que vimos hoje.
De acordo com Jucélio Paiva (2011, pág. 12) "Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da Administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações".
Cada uma dessas tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.
5.1 Teoria Clássica da Administração
A Teoria Clássica foi criada por Henry Fayol e possui características relacionadas a estrutura organizacional e pela busca da eficiência. Para o estudioso, a administração possui distinção em relação a finanças e produção de uma empresa. As teorias posteriores se basearam na Teoria Clássica no intuito de usá-la como ajuda ou para criticá-la. As principais críticas foram em relação aos incentivos salariais e o excesso de comando.
Bases das Organizações Henry
Um princípio é um entendimento consolidado que serve como orientação à prática de tomada de decisão de uma organização. Os princípios fundamentais da Administração devem ser gerais, dinâmicos e universais, ou seja, deverão