Fundamentos de adm.
FILME TEMPOS MODERNOS
O diretor ou dono da empresa controlava a velocidade das maquinas na produção, onde solicitava ao capataz que se aumenta a velocidade, tendo vários funcionários na mesma maquina operando varias tarefas ao mesmo tempo controlavam o tempo dos funcionários ate mesmo na ida ao banheiro nesta visão tem um conceito de TAYLOR que visava mais o aumento na produtividade controlando os tempos e os movimentos. Agora na parte organizacional, onde podemos ver o diretor, o capataz e os supervisores da produção, temos um conceito de FAYOL pelo planejamento, comando, coordenação e o controle de toda a fabrica como um todo.
LINHA DE MONTAGEM DE UM AVIÃO
Neste caso temos um processo mais atual, visando vários conceitos de TAYLOR, FAYOL, WEBER E FORD, se formos caracterizar um de cada vez, temos o controle das maquinas, supervisores, operários, cada um com sua função e obrigação, trabalhando em conjunto dentro de um planejamento organizacional, controle e especializações, dentro dos conceitos de TAYLOR E FAYOL, lógico que com uma modernidade muito grande. Na liberação de cada parte que corresponde a uma peça do avião podemos observar certa burocracia, pois cada uma e feita separadamente e depois são juntas aos poucos, sendo assim estão seguindo os conceitos de WEBER. Na padronização das peças e pessoal qualificado na montagem e comando das diversas maquinas, temos o conceito de FORD.
FUSCA EM LINHA DE PRODUÇÃO
Temos neste caso, todos os conceitos dos historiadores, na parte organizacional, projetos, controle, hierarquia, divisão de funções, visão da fabrica como um todo e uma seqüência de montagem e liberações de peças, só que no Brasil estava começando a era das fabricas, então o processo ainda não era tão complexo, mas já seguia uma linha de produção.
LINHA DE MONTAGEM DO FORD KA
Por ser uma tecnologia recente temos muitos aspectos inovadores, mas