Fundamentos das politicas socias
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
PROFESSORA EAD: ELOISA CASTRO BERRO
PRPFESSORA TUTORA: MARIA ESABEL DANTAS
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
ACADÊMICAS:
MIRIAN PEREIRA DOS SANTOS RA: 198473
MARIA LURDENIZE DE VASCONCELOS CARVALHO RA: 194256
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
(FUNDAMENTOS DA POLITICA SOCIAL)
Trabalho de Pesquisa em grupo relacionado ao Desafio de Aprendizagem de Fundamentos da Politica Social.
JOÃO PESSOA.
2011
Introdução:
Este trabalho foi solicitado pela professora Ead. Eloisa Castro Berro, com o intuito de nos mostrar as diferentes concepções de Estado: Estado liberal- Social Democrata e o Socialismo Real- o Estado proposto pelas ideias neoliberais, nos mostrando as funções e características da politica social, cidadania e direitos sociais e seus conceitos fundamentais do estado de direito, nos fazendo entender os desafios que permanece enfrentando na atualidade, e o que mudou na assistência social após a constituição de 1988 no qual os autores debatem alguns aspectos, sobre assistência da proteção social na atualidade.
PALAVRAS CHAVES: Assistência social, programas de transparências condicionada de renda, programa Bolsa família, pobreza, desigualdades sociais.
De acordo com arquivo o de Eloisa Mattos podemos ressaltar a crescente sofisticação na produção de instrumentos de avaliação de programas, projetos e mesmo de políticas publicas é fundamental se referir às chamadas questões de fundo, das quais informam, basicamente, as decisões tomadas, as escolhas feitas, os caminhos de implementação traçados e os modelos de avaliação aplicada, em relação a uma estratégia de intervenção governamental qualquer.
È uma destas relações considerada fundamentais é a que se estabelece entre estado e política sociais, ou melhor, entre a concepção de estado e a(s) política(s) que implementa, em uma determinada sociedade, em determinado período histórico.
No entanto as políticas públicas são entendidas como o “Estado em