fundamentos da ética do At.
fábio pinheiro de almeida
FUNDAMENTOS DA ÉTICA DO ANTIGO TESTAMENTO
por: Fábio pinheiro de almeida Orientador: djoni schallenberg
Curitiba
2014
Resumo
O presente artigo visa abordar a ética no antigo testamento partindo de uma analise comparativa entre a filosofia aristotélica e a ética bíblica veterotestamentaria e neotestamentaria. Além de conter um breve estudo teórico sobre ética e a relação com a moral, trata da importância da ética para o sucesso da comunidade religiosa. A intenção é de descobrir de que maneira o comportamento ético e as atitudes socialmente responsáveis podem traduzir-se em melhores resultados para a religião e para a teologia, e evidenciar as verdadeiras motivações para exercer tal comportamento. A metodologia aplicada envolve um breve levantamento bibliográfico, à procura de conceitos sobre o tema e algumas visões sobre a ética no antigo testamento, e uma observação, com o intuito de aprofundar o estudo da relevância do comportamento ético para o resultado do estudo da ética do antigo testamento. Após um breve estudo da ética e da importância do comportamento ético nas comunidades e dos problemas causados pela falta deste, assim como da confusão existente entre ética e justiça. Por fim, são feitas algumas considerações finais, onde procura-se esclarecer os benefícios da ética do antigo testamento nos dias hodiernos.
Palavras-chaves: ética, comportamento ético, moral, hábito
Introdução
Buscando uma definição simples e objetiva, podemos admitir que ética é a teoria ou ciência do comportamento dos homens em sociedade. O objeto de estudo da ética é a moral e o conhecimento científico da moral é a ética.
Entende-se como moral o sistema de normas, princípios e valores, segundo os quais se regulamentam as relações interpessoais, bem como em comunidade. Em discussão ética, normas são aqueles instrumentos que indicam e