FUNDAMENTOS DA F
“Todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo...”.
Todo aquele que é nascido de Deus tem a capacidade de vencer o mundo. Hebreu 10:38 diz que o justo do Senhor vive pela fé e se ele recuar, o Senhor não tem prazer nele, e Hebreus 11:6 afirma que, “sem fé é impossível agradar a Deus”. A religião tenta substituir a fé por muitas coisas, mas só há uma maneira de se viver o cristianismo: por fé. O apóstolo Paulo disse que não se envergonhava do Evangelho de Jesus (Rm 1:16). É no Evangelho que se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: “O justo viverá por fé”.
Paulo não se envergonhava do Evangelho, porque o Evangelho é o Poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. “Salvação é Sozo”.
Quando a Bíblia diz que o Evangelho é o poder de Deus para a salvação, ela quer dizer que é:
Cura, libertação, preservação, proteção e perfeição.
• Salvação é libertação do pecado e de seus efeitos.
No Evangelho se descobre a justiça de Deus (Rm 1:17), esta justiça é revelada de fé em fé. Rm 10:10 diz que com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa a respeito da Salvação.
JUSTIÇA É UM ESTADO
O Evangelho revela essa justiça. Mas o homem crê com o coração para a justiça e com a boca ele confessa para a salvação.
• Justiça é uma posição do homem agora em Cristo. Ele é Nova Criatura.
Se a fé que vivemos não traz convicção para o nosso espírito acerca daquilo que professamos, não haverá nenhum benefício realmente duradouro a desfrutar.
Fé é do coração e não da mente, por isso, é possível se ter fé no coração, ainda que a mente duvide.
Jesus amaldiçoa uma figueira, e faz uso do episódio para ensinar aos seus discípulos, o princípio da fé do tipo de Deus (Mc 11:12-14; 20 - 26). Jesus disse: Tende fé em Deus. (Ou fé do tipo de Deus).
Ele diz no v. 23 – em verdade vos afirmo que se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te ao mar... E crer que se fará o que diz, assim será.
A FÉ É CERTEZA DAS COISAS
Jesus ia