Fundamentos Da E Tica Questao 1 Alexandre Chien
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
FUNDAMENTOS DA ÉTICA – S01
Professor: Wanderley Jose Deina
QUESTÃO 01 - EXISTENCIALISMO E O FILME BELEZA AMERICANA
ALEXANDRE CHIEN
CURITIBA
2015
Questão 01 - Filme Escolhido: “Beleza Americana” (Filme, EUA, 1999)
Este texto tem como objetivo fazer a relação entre a filosofia existencialista de Sartre com a narrativa do filme “Beleza Americana”. O existencialismo sartriano tem como base o indivíduo como único responsável pelas suas escolhas e inevitavelmente pelas suas consequências, repensando os conceitos de Liberdade, Angústia, Desamparo, Desespero e Má-Fé conforme essa ótica. Estas mesmas questões são levantadas no filme de 1999 “Beleza Americana, através dos personagens que sofrem da angústia provocada por esses sentimentos.
Antes de se fazer a análise do filme, é necessário entender alguns dos conceitos em que Sartre toma como base para avaliar esses valores humanos, o primeiro deles seria o de que a “existência precede a essência” (SARTRE, 1946), contrapondo a ideia religiosa de que existe uma essência que precede a existência humana. Essa essência conhecida como natureza humana, seria algo pré determinado que rege todos os seres humanos antes de existirem, sendo assim necessário que haja um criador desta essência, comumente atribuída ao Deus criador. Partindo do conceito de que não existe nada pré determinado à existência do homem, entendemos que sua essência é criada a partir de suas experiências, o homem se torna quem ele é de acordo com suas próprias escolhas e sofre suas consequências.
Compreendendo isso temos que a noção de liberdade é vista pelo existencialismo como uma pena: “O ser humano está condenado a ser livre” (SARTRE, 1946) a única escolha que o ser humano não possui é justamente a escolha de sua liberdade pois ele é responsável por tudo que acontece a sua volta, seu passado, presente e futuro.