Fundamentos da organiza o do trabalho pedag gico na EPT
1001 palavras
5 páginas
Fundamentos da organização do trabalho pedagógico na EPT“Uma das maiores violências que se pode fazer a um ser humano é negar-lhe um horizonte de futuro, uma perspectiva de vida, um projeto onde ele possa se incluir.” (VASCONCELLOS, 2007, p. 5).
Na atualidade, que horizonte pode ser delimitado para que a educação seja aborrecida sem que o texto se esgote na repetição excessiva, ou em generalizações já esgotadas por discursos que reafirmam capacitações para as quais não acontecem imagens avaliadas e inovadoras? Eis uma das questões que intriga o espírito como o próprio texto descreve que, “somos formados e conformados por nosso trabalho, físico, intelectual ou espiritual”.
Portanto, à medida que foi interagindo com a realidade, com natureza, e se adequando, o trabalho e a ciência constituam uma unidade, uma vez que o ser humano foi produzindo conhecimentos, ao alcance que encara a realidade, seus problemas e procurar ultrapassar necessidades.
A FIC - Formação Inicial Continuada como foi relatado no vídeo e segundo o Art. 3º do Decreto 5.154 “são cursos e programas voltados para os trabalhadores, incluindo a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização em todos os níveis de escolaridade". Assim, é imprescindível que haja empenho de forma que busque a qualificação profissional, não apenas no sentido de empregabilidade, mas o desenvolvimento de um cidadão emancipado, como também, possibilidades do próprio indivíduo obter uma inclusão no mercado, ou seja, uma ascensão de escolaridade do trabalhador e qualificação para o trabalho. Boff (1997) – texto-base, afirma que vemos e pensamos o mundo a partir de onde estão plantados nossos pés. Cabe ao professor não se limitar às questões didáticas, mas sim, fazer com que cada ser humano acredite em seu potencial. As mudanças que estão ocorrendo nas empresas fazem com que as escolas precisem estar abertas trazendo novas realidades para a educação e assim obter formação escolar para os trabalhadores.
Diante