Fundamentos Da Organiza O Da Informa O 02 04 2013
DISCIPLINA:
Fundamentos de Organização da Informação
CÓDIGO:
OTI072 B1
PROFESSORA:
Cristina Dotta Ortega
DEPARTAMENTO:
Organização e Tratamento da Informação
UNIDADE:
Escola de Ciência da Informação
ANO LETIVO:
1º semestre de 2013
CAD: 103
CURSOS PARA OS QUAIS É MINISTRADA
Biblioteconomia (Noite)
ALUNO:
Janaína Baptista de Souza
Referência: BENVENISTE, Emile. Vista d’olhos sobre o desenvolvimento da linguística. In: ________.
Problemas de linguística geral I. 5. ed. Campinas: Pontes, 2005. Cap. 2: p. 1933.
Vista d’olhos sobre o desenvolvimento da linguística Émile Benveniste ao escrever este texto, tenta explicar as variações da linguística e da linguagem, contradizendo outros linguistas. Fazendo isso ele explica a relação existente entre ambos, onde a linguagem faz parte da linguística e esta serve de modelo e de exemplo para outras disciplinas. Ele afirma que a linguística tem duplo objetivo, como ciência da linguagem e ciência das línguas. Distinguindo que linguagem é a capacidade de nos comunicarmos, de várias maneiras, por exemplo, fala, símbolos e etc. E a língua como particular e variável.
Até o século XVIII a língua tinha uma abordagem gramatical. O que se estudou sobre o assunto era se ela era nome, um verbo, baseado sempre em questões lógicas ou filosóficas. A partir do século XIX o estudo da língua é baseado em questões históricas, onde se descobre uma relação de parentesco entre as línguas e a daí a chamálas de indoeuropéias.
A terceira fase, século XX, a língua é abordada de forma mais conceitual, a língua passa a ser vista como ciência. Quando os linguistas a exemplo de Ferdinand de Saussure em 1916, passa a encarar a língua por ela mesma, reconhecem este princípio