Fundamentos da gestão
Prof. Alexandre Fernandes
Objetivos da disciplina
• Vem do latim: ad (direção para, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), e significa aquele que realiza uma função sob comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro. • É o processo de planejar, organizar, liderar e controlar esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos (Stoner, 1999). • Um processo é um modo sistemático de fazer as coisas. A administração é definida como um processo porque todos os administradores, independente de suas aptidões ou habilidades particulares, participam de certas atividades interrelacionadas visando a alcançar seus objetivos.
Administração
Qual é a diferença entre o Administrador e um simples Executor?
Administrador sabe analisar sabe resolver aprendeu a pensar aprendeu a avaliar aprendeu a ponderar ser abstrato é estratégico trabalha com conceitos Simples Executor sabe o fazer (mecanicamente) sabe fazer planos sabe fazer organogramas sabe fazer orçamentos sabe efetuar lançamentos e registros ser concreto é imediatista possui natureza prática e teórico
Perfil: passado versus futuro
Ontem Amanhã Iniciativa do aprendizado dependente de Proatividade e deliberação em aprender. terceiros. Aprendizado eminentemente formal: sala de aula. Carreira dependente do chefe. Desenvolvimento pessoal dependente de terceiros. Crença na plenitude da sua educação e preocupação com pequenas reciclagens, apenas. Pouca inter-relação entre o conhecimento obtido e os resultados profissionais. Poder do aprendizado vivencial: experiência de trabalho. Responsabilidade pela sua própria carreira. Responsabilidade pelo próprio desenvolvimento. Prática da educação continuada: atividade permanente para a vida toda. Total percepção e intensificação da aplicação do aprendizado para influir e transformar os negócios.
Aceitação e conformação com