Fundamentos da Gestão Financeira
Segundo Groppelli e Nikbakht (1999, p 03);" são aplicações de uma série de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou o valor total de um negócio".
Os tópicos em finanças são agrupados em quatro áreas principais:
- Finanças corporativas
- Investimentos
- Instituições financeiras
- Finanças internacionais
Finanças corporativas – aparentemente, este termo nos dá uma visão de que o que será coberto é relevante apenas para corporações (sociedades anônimas). No entanto, o termo finanças empresariais retrata melhor o que se estuda nesta área da finanças.
Investimentos – esta área envolve ativos financeiros, tais como ações e obrigações.
Algumas das questões mais importantes são: 1. O que determina o preço de um ativo financeiro, como uma ação ou uma obrigação?
2. Quais são os riscos e retornos potenciais associados ao investimento em um ativo financeiro?
3. Qual é a melhor composição que se deve ter de diferentes tipos de ativos financeiros? Instituições Financeiras – lidam primeiramente com assuntos financeiros (bancos e companhias de seguros). Por exemplo, um gerente de banco responsável por empréstimos avaliará se determinado negócio tem uma posição financeira suficientemente sólida para garantir um aumento de empréstimo ou em uma seguradora, um analista decidirá se determinado risco é adequado para ser coberto e qual deveria ser o prêmio. Finanças Internacionais – envolvem aspectos internacionais tanto de finanças corporativas quanto de investimento ou instituições financeiras. Relação de Finanças com outras Disciplinas:
Marketing e Finanças – os profissionais de Marketing necessitam trabalhar com orçamentos e precisam entender como obter maior benefício das despesas e dos programas de marketing. Analisar custos e benefícios de diversos tipos de projetos é outro aspecto importante em finanças e que serve para o marketing.
Geralmente, os analistas financeiros e os analistas de