Fundamentos da Eletrônica Digital CI's
Existem vários circuitos integrados (CI’s) que contém numa única pastilha as funções lógicas digitais mais usadas e de tal maneira projetadas que todas são compatíveis entre si. Estes de circuitos integrados formam as Famílias Lógicas. Uma família digital é um grupo de dispositivos compatíveis com os mesmos níveis lógicos e tensões de alimentação, portanto é possível conectar diretamente a saída de um dispositivo na entrada de outro se ambos forem da mesma família digital. Para conectar dispositivos de famílias diferentes, geralmente há a necessidade de uma interface entre ambas.
Atualmente a Família TTL e a CMOS são as mais usadas, sendo empregadas em uma grande quantidade de equipamentos digitais e também nos computadores e periféricos. Por isso, o objetivo deste trabalho é enfatizar as características dessas duas famílias lógicas.
DESENVOLVIMENTO
-Histórico
A implementação de circuitos lógicos com dispositivos discretos (diodos, transistores e resistores), dominou a eletrônica digital até os anos 60; naquela época, comprava-se os componentes separadamente e depois montava-se o circuito digital. Hoje esta tecnologia se tornou obsoleta sendo inteiramente substituída pela lógica com circuitos integrados (CIs), que são pequenos blocos denominados de chips ou “pastilhas” de silício, os quais podem um número muito grande de componentes interligados por um processo único de montagem. Isto é, agora os componentes são fabricados e interconectados de uma só vez. As portas lógicas são fabricadas nessa tecnologia de CIs semicondutores.
Esses CIs de semicondutores são subdivididos em dois grandes grupos: CIRCUITOS.
-O que sao; Significado das siglas: TTL e CMOS;
TTL significa Transistor-Transistor Logic (Lógica Transistor-Transistor). Trata-se de uma família pioneira, tradicional e muito utilizada devido principalmente ao seu fácil manuseio, e à colocação no mercado de uma série de circuitos integrados comerciais e padronizados. Apresenta várias subfamílias,