Fundamentos da educação.
Fundamentos da Educação
Acadêmica: Tays Regina Petroli
Pedagogia 3ª fase
Resumo descritivo: ADORNO, T. W. Educação após Auschwitz. In: Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. pg.119-138.
Inicialmente para a compreensão do texto é necessário saber que Auschwitz foi o maior campo de concentração de prisioneiros montado pelos nazistas na Alemanha, foi símbolo de terror no mundo todo, pois, foi palco de um dos maiores assassinatos em massa da historia da humanidade, deste modo o autor sugere que a educação seja repensada para que não haja novamente o pesadelo daqueles tempos. Baseado nos estudos de Freud, Adorno afirma que o caráter de cada individuo é formado na infância, portanto se o processo educacional da criança for realizado de forma positiva os resultados são excelentes.
Outra questão abordada por Adorno é o processo de esclarecimento da população, o qual de acordo com ele criaria um clima cultural e social que possibilitaria a não repetição do Auschwitz.
Segundo o autor as pessoas cruéis do campo de concentração eram jovens filhos de camponeses o que pode ser o insucesso da desbarbarização ainda maior na zona rural, assim as tendências a crueldade existem por toda parte, tanto no campo quanto na cidade.
Para amenizar os contrastes da educação zona rural-cidade Adorno propõe a formação de grupos educacionais moveis de voluntários, que ao se dirigirem ao campo tornariam os camponeses e seus filhos menos cruéis. Logo ele também trata a introdução dos esportes nas escolas, mas alerta, pois, mesmo sendo positivo, pode promover a violência, a crueldade e o sadismo, a depender da modalidade esportiva.Sendo assim seria interessante incentivar esportes que são apenas para diversão.
Ao longo do texto percebe-se a preocupação do autor em impedir que o Auschiwitz aconteça novamente, mas para isso acontecer será necessário estudar a formação do caráter manipulador de