fundamentos da educação
2.1 O LÚDICO COMO FONTE PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS
Jogos e brincadeiras despertam diversos sentimentos na vida das crianças, expressam trocas com diferentes significados, desenvolve o social e a criatividade da criança, que aprende de alguma forma a lidar com os desafios, demonstrando atitudes relevantes a vida. Ao brincar a criança vai além do mundo real.
Segundo Kishimoto (2010, p. 27); “Quando brinca, a criança toma certa distancia da vida cotidiana e entra no mundo imaginário”. Brincando, o mundo para as crianças torna- se mais atrativo assim ser valorizadas pelos docentes como um grande instrumento de ensino e da aprendizagem, pois os jogos e brincadeiras utilizados de forma pedagógica têm o poder ajudar a criança em suas aprendizagens sociais e afetivas. As atividades lúdicas permeiam em diversas realidades da criança, satisfazendo certas curiosidades. Aprendem, criam, expressam, compreendem o que antes era diferente e que não conheciam, construindo assim uma ponte entre o real e o imaginário. Para Piaget (Apud, KISHIMOTO, 2010, p.65): “Quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui”.
O lúdico é uma ferramenta que media o processo da construção de diferentes conhecimentos e aprendizagens na criança. Com os jogos e brincadeiras surge um aprender brincando, tornando-se assim um recurso e um instrumento de grande valia no ensino-aprendizado das crianças da Educação Infantil. Através dos brinquedos e dos jogos é despertado nas crianças características como observação, reflexão, raciocínio, coordenação motora, comunicação, diferentes pensamentos, maneiras de agir em diferentes situações, o respeito a outros colegas, a solidariedade, surgindo também o medo, raiva, indecisões e as maneiras de 17 resoluções para diversas situações que possam impedir o bem estar das crianças no