Fundamentos da Educação
As propostas pedagógicas capitalista era de se manter fiel a uma diferenciação entre as sociais, predestinando a determinado indivíduos a educação diferenciada, que por sua vez, tende perpetuar o status vigente. Nesse caso o homem o deixa de ter uma pátria, por motivo deste cenário, que já estar globalizado, e coloca o homem diante de desafios, que no contemplam os aspectos nacionais, patrióticos ou ideológicos , e sim valores individualista. E contemplam os interesses e os privilégios da burguesia, onde o maior bem destinado ao menor numero de pessoas.
(MARXISTA)
Já as propostas pedagógicas marxista, mostram-se mais ideológicos do que o modelo capitalista, onde obedece de forma explicita à estrutura interna da teoria política e econômica marxista. Um dos ideias foi propor o ideal formativo, que une em si habilidades intelectuais a habilidades manuais, do homem, em sua totalidade. Onde descreve o homem universal, e que a superação é predestinada aquele obter por mérito, e divisão igual do trabalho, a prática, e o saber. Onde divide-se de forma abrangente em três aspectos: Espiritual, Físico, e Politécnico; Pois os saberes técnicos e científicos possibilita uma boa aplicação a prática.
E também que requer igualdade de ensino, de forma que os menos privilegiados recebam a mesma formação que os mais privilegiados, ou seja, a burguesia, onde igualdade de ensino prepara as condições da igualdade social.
Onde também teve apoio, a construção de escolas públicas, e que promove-se os valores socialista, e que fosse favorável a formação do senso de coletividade. “E segundo Makarenko, um dos principais protagonistas é a família, que cabe promover as primeiras lições de disciplinas e solidariedade”, resultando que a sociedade alcance integralmente essa visão cultural.
Fazendo com que a igualdade esteja em todo o lugar, Também era de suma importância a educação contar com um excelente profissional,