Fundamentos da educação
O capítulo denominado “Fundamentos da Educação” escrito por Roque Spencer Maciel de Barros, traz um conjunto de ideias sobre os fundamentos e objetivos do ensino, aborda não somente o que é a estrutura e funcionamento do ensino, mas o que ele deve ser, colocando o problema como sendo da filosofia da educação, além de analisar as condições de possibilidade da educação.
A modificabilidade humana é o fator que torna a educação possível, o homem é um ser que se transforma internamente, por isso é considerado um ser histórico, diferente dos animais ele transpassa o universo natural chegando até a cultura. O homem é capaz de se desenvolver sempre, em cada momento pode desenvolver suas capacidades.
Essa modificabilidade leva à liberdade humana, sendo essa a capacidade de se transcender por meio da consciência e superar a sua condição natural. Como diz em seu texto: ‘O animal vive como que encerrado no presente; o homem, ao contrário, como que circula no tempo, aprisiona na memória o passado e o revive, antecipa o futuro nos seus temores e esperanças. ’ (BARROS, 1998, p.22). Um homem sem memória não constitui um ser, não chega a ser alguém. Nessa liberdade, o homem possui opção de escolha, por isso não possui um destino determinado, dependendo de suas escolhas pode seguir muitos caminhos. Também há a capacidade do homem de transitar no tempo.
A liberdade aparece como condição para que haja a educação, sendo a liberdade, uma liberdade filosófica, que caracteriza o homem totalmente livre. Essa educação é dirigida á formação do homem. Esse formar leva ao formar para algo, formar o interior leva a questão da finalidade. O homem age sempre em busca de um projeto, sua ação tende sempre a busca de algo, um objetivo.
Todas essas questões abordadas são categorias existenciais básicas que dão condição da possibilidade de existir a