fundamentos da educação 2
Nomes: Erenice Cristina
Danielle Eleotério
Tema: “Família, Escola e Cidadania: uma reflexão sobre o papel do educador”.
Introdução
A educação é o ato de educar, de instruir, ou em outras palavras é o hábito de transferir conhecimento de uma geração para outra; ela é feita em conjunto e acontece principalmente de duas maneiras: através da família que é um grupo de pessoas com grau de parentesco e que funciona como a primeira instituição responsável diretamente de promover a educação do indivíduo e influenciar seu comportamento na sociedade; também através das escolas que são instituições publicas ou privadas que tem o papel de instruir o indivíduo a respeito de seus direitos e deveres políticos e sociais estabelecidos na constituição, visando à preparação do mesmo para exercício da cidadania que é ter consciência de seus direitos e deveres e lutar para que sejam colocados em prática.
Desenvolvimento:
Conforme o tempo foi passando ocorreram grandes mudanças nos últimos anos nas famílias como a cultura, globalização e organização social onde estamos inseridos.
Dessa forma a família independente de ser biológica ou não, tem como papel fundamental cuidar da criança estabelecendo valores éticos, afetivos e morais para que a criança possa desenvolver sua personalidade e localizar se como individuo que interage com o meio em que vive inserindo-se assim na sociedade. É na família que é constituído os limites, acarretando assim suas crenças que na maioria das vezes é passado de geração em geração.
A família deve estar “presente” na escola do seu filho sabendo valorizar a escola da criança, interagindo com o dia a dia do seu filho. As escolas também passaram por grandes mudanças tendo como papel formar indivíduos seguindo uma pedagogia determinada pelas Políticas Públicas em Educação de cada país. A escola e a família devem trabalhar de forma cooperativa, caminhando juntos. Com todo o conhecimento adquirido na escola a criança se prepara