Fundamentos Da Educa O
Ao acompanharmos o incremento da industrialização, vemos que é a partir da década de 1930 (e nas seguintes, em escala cada vez mais acentuada) que a Sociologia brasileira ganha novo impulso e se estrutura como um sistema significativo, como uma forma criadora e nova de refletir sobre as questões sociais. A fundação da Escola Livre de Sociologia e Política em São Paulo no ano de 1933 e, depois, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo-USP são os marcos que atribuem à Sociologia o status de conhecimento sistemático, a partir dos quais ela se transforma em uma disciplina capaz de elaborar novas explicações sobre a realidade brasileira, de refletir sobre os problemas e de produzir explicações (BASAGLIA, 2010, p. 95).
Discuta com seus colegas e com seu tutor, no Fórum, sobre o processo de modernização pelo qual o país passou entre as décadas de 1930 e 1950 e responda às questões:
1) Quais foram as necessidades educacionais advindas desse processo?
2) Quais foram as características dos projetos educacionais implementados para solucionar essas questões?
, com a burguesia em alta com o setor industrial e com ela foram surgindo à necessidade de mão de obra qualificada e assim foi alevantando a importância da educação na época. Na constituição de 1934 coloca como dever do Estado ensino primário gratuito, e obrigatório para todos inclusive aos adultos, mais foi em 1940 que este ensino foi realmente implementado e consolidado, começa ali uma educação para jovens e adultos em um Brasil de maioria analfabeta.
a partir da década de 1930 (e nas seguintes, em escala cada vez mais acentuada) que a Sociologia brasileira ganha novo impulso e se estrutura como um sistema significativo, como uma forma criadora e nova de refletir sobre as questões sociais. Anísio Teixeira, assim como Fernando de Azevedo, fazia parte do grupo de educadores que, na década de 1930,