Fundamentos da Educa o CA
Os séculos XVI e XVII foram os que a sociedade começou a modificar, concentrar e impulsionar novos meios de produção, nesse período a produção deixou de ser um ato isolado para se constituir num esforço coletivo. O homem lançou-se ao domínio da natureza e tudo o que fora ensinado e consolidado era considerado suspeito. Desenvolveu-se nesse período a astronomia, Galileu Galilei construiu um telescópio e descobriu os satélites de Júpiter entre outras descobertas; Rene Descartes criticou o ensino humanista e propôs a matemática como ciência perfeita.
Convencido do potencial da razão humana, Descartes propôs criar um novo método de conhecimento de mundo e a substituição da fé pela razão e ciência, tornando-se assim o pai do racionalismo.
Em 1963 escreveu o famoso Discurso do Método mostrando os passos para o estudo e a pesquisa. Descartes possibilitou o acesso da maioria da população por ter escrito sua obra em francês, até então o latim medieval era a principal língua.
Nesse período, assistiu-se uma grande revolução lingüística exigia-se dos educadores, o bilingüismo: latim como língua culta e vernáculo como popular.
Vinte anos após o lançamento de Descartes, João Amos Comenio escreveu a Didática Magna e apresentou um novo método pedagógico para ensinar com rapidez, economia de tempo e sem fadiga, segundo ele deve ensinar o conhecimento das coisas. O pensamento pedagógico moderno é caracterizado pelo realismo.
Jonh Locke ( 1632-1704) questionava o ensino de latim para os operários, porém as classes dirigentes continuavam aprendendo latim e grego.
A pedagogia realista surgiu-se contra o formalismo humanista pregando a superioridade do mundo exterior sobre o domínio do mundo interior. Desenvolveu a paixão pela razão (Descartes) e o estado da natureza (Francis Bacon). De humanista a educação torna-se cientifica.
A educação não era mais considerada um meio para aperfeiçoar o homem, mas um fim em si mesmo. Bacon dividiu as ciências em : ciência