Fundamentos Da Economia
Economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. É a contenção ou moderação nos gastos, é uma poupança.
No sentido figurado, economia significa o controle para evitar desperdícios em qualquer serviço ou atividade. A palavra ¿economia¿ deriva da junção dos termos gregos ¿oikos¿ (casa) e ¿nomos¿ (costume, lei) resultando em ¿regras ou administração da casa, do lar¿. O conceito de economia engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com valor e a forma como é feita a distribuição desses bens entre os indivíduos.
A economia observa o comportamento humano em decorrência da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazer essas necessidades. A ciência econômica tenta explicar o funcionamento dos sistemas econômicos e as relações com os agentes econômicos (empresas ou pessoas físicas), refletindo sobre os problemas existentes e propondo soluções. A investigação dos principais problemas econômicos e as tomadas de decisão baseiam-se em quatro questões fundamentais sobre a produção: ¿O que produzir?¿, ¿Quando produzir?¿, ¿Que quantidade produzir?¿, ¿Para quem produzir?¿.
Microeconomia e macroeconomia são os dois grandes ramos da economia. A microeconomia estuda as várias formas de comportamento nas escolhas individuais dos agentes econômicos, enquanto a macroeconomia analisa os processos microeconômicos observando uma economia como um todo.
Fonte: http://www.significados.com.br/economia
Minha percepção é que estamos passo por um momento indefinido onde a taxa de juros estão mais altas e abusivas, mas com o investimento para a copa a esperança que traga um grande retorno para não que o país não passe por uma crise sem fim.
Um dos assuntos que acompanhei foi a economia brasileira que cresceu 2,3% em 2013, acima da alta de 1% no ano anterior. A alta teve forte influência do desempenho da agropecuária, que teve expansão de 7% ¿ a