Fundamentos da Didatica Geral Aula de 10
Otimismo ingênuo -> Escola está fora da sociedade, com a função de salvar a sociedade, não se deixando abalar pelos problemas, não se deixa influencia pelas condições socioeconômicas (questões sociais, baixa renda...).
O otimismo ingênuo é “otimista”, porque valoriza a escola enquanto instituição da sociedade, Porem também é “ingênuo” porque acredita que pode resolver os problemas sem se influenciar pela sociedade.
Pessimismo ingênuo -> A escola é instrumento de estado, obedecendo as elites, ou seja, está dentro da sociedade e sem autonomia. Serve embutir mas pessoas ideias pré-formadas para garantir que a sociedade permaneça como está.
O pessimismo ingênuo é “pessimista”, por acreditar que não pode embutir ideias que vá contra a sociedade. Porem também é “ingênuo” porque não vê a possibilidade de mudança, transformação.
Por outro lado podemos dizer que o pessimismo ingênuo inovou em relação ao otimismo ingênuo porque considera a escola inserida na sociedade. Sujeita as forças sociais, mas a também a espaço de intervenção.
Otimismo critico -> A escola é considerada importante, um instrumento ideológico porque PODE estar inserida na sociedade. Porem a escola acaba tendo duas funções: ao mesmo tempo que é TRANSFORMADORA também é CONSERVADORA. Ou seja, e a escola pode preservar as sociedade tal como ela está, ou ela pode transformar, dando voz as questões sociais a serem discutidas.
O otimismo critico é “otimista”, por acredita a escola pode transformar as estruturas sociais. Mas é “critico” porque sabe também que a escola pode acabar conservando padrões já existentes.