FUNDAMENTOS DA DANÇA
A dança tem papel fundamental enquanto atividade pedagógica. Sendo assim, esta pode ser considerada de grande importância para o desenvolvimento do aluno, ao realizar um trabalho que estimule ao máximo a criatividade, capacidade de raciocínio, autoconfiança, melhora da relação com os outros e consigo mesmo, além de ampliar o repertório motor tendo como instrumentos metodológicos observações, avaliação inicial, avaliação final e análise de vídeos. Desenvolve se assim a criatividade, diminuição da inibição e melhora na expressão corporal dos alunos.
Introdução
PORQUE A DANÇA DEVE FAZER PARTE DO CONTEÚDO CURRICULAR? A dança é um fenômeno cultural e histórico e faz parte da cultura corporal do movimento, ou seja, é uma área de atuação do profissional de Educação Física Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) afirmam que a dança é uma prática da cultura corporal a ser desenvolvida de forma interdisciplinar na escola, fazendo parte dos programas da educação física (BRASIL, 1998).
As atividades rítmicas e expressivas merecem atenção especial, pois são manifestações da cultura corporal que se utiliza de gestos e estímulos sonoros. Servem para referendar o movimento corporal, através de danças e brincadeiras cantadas que estimulam a criatividade e o desenvolvimento do aluno (BRASIL, 1998).
A dança ensinada na escola não deve ser vista como um a criação de um “show” de arte e sim um meio de educar através da arte. Tem papel fundamental enquanto atividade pedagógica, realizando um trabalho que estimule ao máximo a criatividade, capacidade de raciocínio, autoconfiança, melhorar a relação com os outros e consigo mesmo além de ampliar o repertório motor (LIMA e FROTA, 2007). Peres et al (2001), ressaltam que é necessário a criatividade do professor já que o mesmo não estará trabalhando com uma dança técnica, mas, sim, com uma educacional, em que, de acordo com o direcionamento de suas