Fundamentos da Arquitetura
Lorraine Farrelly
Resenha
Fundamentos da arquitetura, de Lorraine Farrelly, é um livro que aborda o tema: como começar a projetar. Ao final de cada capítulo a autora nos propõe um pequeno exercício sobre o assunto abordado. É como um passo a passo sobre tudo que se deve fazer antes de projetar, dividido em 6 etapas: 1. Contextualizar o terreno; 2. Analisar o histórico e precedentes; 3. Estudar tipos de construção; 4. Trabalhar com Representações físicas e virtuais; 5. Estudar ideias contemporâneas; 6. Juntar e analisar os dados coletados.
A autora nos sugere que, antes de começar qualquer projeto, deve-se estudar o terreno, ou seja, o contexto em que está inserido, sua localização, as vias de acesso ao local, sua topografia, seu dimensionamento e a incidência e a trajetória solar.
Segundo a mesma “A arquitetura usa precedentes da história social e cultural e aplica às edificações, formas e estruturas contemporâneas. [...] A reação a essas ideias tem sido a base da evolução” (p.32), ou seja, não existe arquitetura 100% inovadora, sempre nos basearemos em algo já feito anteriormente, seja milênios ou anos atrás, na hora de projetar por mais sutil que a referência possa ser e este é o segundo passo que a autora nos recomenda fazer.
Conhecer materiais e tipos de construções é outra etapa importante que deve ser executada. Devemos conhecer as possíveis materialidades da obra, perceber qual é a mais adequada para a área em que se pretende construir e para sua função e programa de necessidades. Conhecidas as possíveis materialidades, devemos conhecer e decidir que tipo de estrutura desejamos utilizar pensando novamente em sua função e na harmonia do projeto.
Definidos os materiais que serão utilizados, podemos começar a trabalhar com os modelos físicos, virtuais e croquis e trabalhar na comunicação entre eles. Essas representações são importantes para expressar ideias e conceitos arquitetônicos da obra e também são ótimas ferramentas de