Fundamentos da Arquitetura
Arquitetura ”, o autor Lorraine
Farrelly mostra os processos de pensamentos necessários para o desenvolvimento de um projeto, começando pela formulação da ideia e finalizando na execução do edifício. O arquiteto pode escolher a forma que preferir para mapear o local. Pode ser fazendo desenhos (croquis e vistas) com a sua primeira impressão do terreno ou também fazendo uma análise do entorno,com os edifícios representados como blocos maciços. Há ainda a possibilidade de fazer um levantamento histórico que mostre a descrição da vida e da memória do lugar.
O primeiro passo é pesquisar sobre o local onde será feito o projeto e contextualiza-lo, permitindo que o arquiteto reflita sobre suas intenções, decidindo se ele fará algo que se distingue do entorno ou que se integra.
A segunda etapa está relacionada com o repertório que o arquiteto deve possuir para fazer um projeto. É a partir de algo conhecido que evoluiu com o passar do tempo
(precedentes) que as ideias são desenvolvidas. Esse passo é muito importante,uma vez que consiste em entender onde o terreno esyá localizado,o que tem a sua volta,como são as construções ao seu redor, quais são seus acessos, qual o percurso que o sol faz a seu redor, sua topografia,como são os ruidos , o clima do local, qual sua história, etc.
Arquitetura egípcia(2600a.C), Arquitetura Clássica(450a.C),
Arquitetura Medieval(1194d.C), Arquitetura
Renascentista(1417d.C),Arquitetura Modernista(1779 d.C)
A terceira etapa do processo diz respeito a concretização do projeto,que é feita por meio da construção em si.Ela é composta por varios sistemas e partes independentes, que em conjunto fazem com que todo o edifício cumpra seu propósito. Diversos tipos de materiais podem ser usados nas construções, conferindo ao espaço diferentes texturas,formas e definições. Alguns exemplos são : alvenaria, concreto, aço e ferro, vidro e madeira. Muitas vezes,peças