fundamentos da analise estrutural (treliça)
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PALMAS - 2014
Sumário
1. Definição de estrutura 3
2. Estruturas articuladas 3
2.1. Exercício 4
3. Treliças 5
3.1. Exercício 6
4. Estrutura hiperestática 7
4.1. Exercício 9
Referência Bibliográfica 10
1. Definição de estrutura
Estruturas são sistemas compostos de uma ou mais peças, ligadas entre si e ao meio exterior de modo a formar um conjunto estável, isto é, um conjunto capaz de receber solicitações externas, absorvê-las internamente e transmiti-las até seus apoios, onde estas solicitações externas encontrarão seu sistema estático equilibrante.
Todos os elementos são rigidamente vinculados entre si, isto é, podem se movimentar apenas nas direções contidas no espaço contido, e todas as forças, ativas e reativas são aplicadas neste espaço (isto é uma idealização).
2. Estruturas articuladas
Estruturas constituídas por barras articuladas entre si nas extremidades (nós) e submetidas a forças aplicadas apenas nos nós designam-se por estruturas articuladas.
Definem-se como estruturas articuladas, as estruturas cujas barras estão ligadas entre si e com o exterior por articulações ou rótulas. Este modelo estrutural procura representar estruturas, tridimensionais ou planas, constituídas por barras de eixo reto, que estão sujeitas predominantemente a cargas nos nós e cujos nós têm uma capacidade de transmissão de momentos desprezível.
Tendo em conta a definição de estrutura articulada, é possível estudar o equilíbrio de uma barra genérica deste tipo de estrutura sendo uma barra com articulações em ambas as extremidades, os momentos de ligação iniciais e finais consideram-se nulos. Assim, apenas haverá que considerar forças de ligação nas extremidades da barra.
Fig.01 – Representação de uma viga Gerber.
2.1. Exercício
Calcular os esforços normais na viga Gerber:
3. Treliças
Um sistema articulado plano