Fundamentos da agroecologia
A Agroecologia é
Ciência multidisciplinar,
Propõe produção limpa
E sustentabilidade já.
Traz para a agricultura
Profundidade e beleza,
Pensamento Ecológico,
Diálogo com a Natureza.
Trata causas e não sintomas
Nas questões estudadas,
Suas bases científicas
Serão aqui apresentadas:
Leis da adubação,
Nutrição mineral,
O solo como ser vivo,
Tecnologia tropical,
Teoria da trofobiose,
A Água e suas questões,
Sociologia vegetal,
Espontâneas sucessões.
Com visão sistêmica,
Estudemos esses temas,
Na viva perspectiva
De solucionar problemas.
A Agroecologia é uma nova abordagem da agricultura que integra diversos aspectos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos, na avaliação dos efeitos das técnicas agrícolas sobre a produção de alimentos e na sociedade como um todo.
Agroecologia representa um conjunto de técnicas e conceitos que surgiu em meados dos anos 90 e visa a produção de alimentos mais saudáveis e naturais. Tem como princípio básico o uso racional dos recursos naturais.
A evolução para essa forma de produção foi gradual, iniciando-se no fim da 1ª Guerra Mundial, quando surgiam na Europa as primeiras preocupações com a qualidade dos alimentos consumidos pela população. Os primeiros movimentos de agricultura nativa surgiram respectivamente na Inglaterra (Agricultura Orgânica) e na Áustria (Agricultura Biodinâmica).
Naquela época, as idéias da Revolução Industrial influenciavam a agricultura criando modelos baseados na produção em série e sem diversificação.
Após a 2° Guerra Mundial, a agricultura sofreu um novo incremento, uma vez que o conhecimento humano avançava nas áreas da química industrial e farmacêutica. Logo depois desta fase, com o objetivo de reconstruir países destruídos e dar base a um crescente aumento populacional, surgiram os adubos sintéticos e agrotóxicos seguidos, posteriormente, das sementes geneticamente melhoradas.
A produção cresceu e houve grande