fundamentos da administração
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Aline dos Santos Queiroz
ATIVIDADE
IMPERATRIZ – MA
2014
Aline dos Santos Queiroz
ATIVIDADE
Atividade apresentada ao curso de Engenharia Civil da Universidade Ceuma, como requisito para obtenção de nota na disciplina de Fundamentos de Administração, ministrada pelo professor Marcelo Lira.
IMPERATRIZ – MA
2014
SUMÁRIO
1 QUESTÃO 1 2
2 QUESTÃO 2 5
3 QUESTÃO 3 7
4 REFERENCIAS 8
1 Faça uma abordagem detalhada, contextualizada, cientificamente embasada, sobre cada um dos objetivos e princípios da Administração científica de Taylor.
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
Seleção cientifica do trabalhador – o funcionário desempenha a tarefa mais compatível com suas aptidões. É importante para o funcionário que é valorizado e para a empresa, que aumenta sua produtividade e aumenta seus lucros;
Tempo padrão – o funcionário deve atingir a produção mínima determinada pela gerência. Esse controle torna-se importante pelo fato do ser humano ser naturalmente preguiçoso;
Plano de incentivo salarial – o funcionário ganha pelo que produz;
Trabalho em conjunto – os interesses da empresa e dos funcionários quando aliados, resultam numa