Fundamentos da Administração
Resposta: A iniciativa deve ser coletiva, não partindo somente do líder, uma vez que na mudança todos serão essenciais.
Tornando coletivas todas as iniciativas, haverá maior capacidade de debates, além de se discutir e dialogar as idéias sobre melhorias, estabelecendo prioridades e metas que serão favoráveis à todos.
Dessa forma, todos participam do processo de mudança, sem sobrecarregar ou destacar algumas poucas pessoas.
Questão 2. Qual o papel do “patrocinador” no processo de mudança?
Resposta: O patrocinador do processo de mudança, é aquele que se esforça elaborando o projeto, ou seja, de um modo geral, é ele que organiza e planeja todo o processo da mudança.
Ele se ocupa dos detalhes, enquanto as outras pessoas se concentram em linhas gerais.
È também o mensageiro da mudança, devendo recolher recursos, estabelecer objetivos, ou seja, significa antes de mais nada diagnosticar e estimular a motivação do elemento humano dessa organização para que as barreiras e resistências sejam as menores possíveis.
Para isso, ele precisa estar atento às reais necessidades da empresa, uma vez que irá elaborar e acompanhar o projeto das mudanças, discutindo-o com as partes envolvidas, estabelecendo objetivos e etapas, para que a mudança seja feita de forma responsável, e principalmente, para que esses objetivos sejam alcançados.
Questão 3. Qual a importância de envolver os clientes no processo de mudança?
Resposta: Os clientes são indivíduos ou grupos que influem desde o início, ou em algum momento, no ciclo de mudança.
Eles ajudarão a empresa a concentrar os esforços de mudança, comunicando suas necessidades e, ainda mais importante, contando sobre as coisas de que não precisam. Ao dar atenção a essas informações, a empresa elimina o desperdício de