Fundamentos da administração
Fundamentos de Administração
3- GRANDES ORGANIZADORES
Extremamente bem-sucedido na montagem da linha de produção e das estratégias de suprimentos, Ford não se preocupou com a estrutura organizacional necessária para administrar a totalidade das fábricas, atividades de engenharia e sistema de marketing. Estas questões também não faziam parte de agenda da administração científica. Entre Taylor e seus colegas, não houve quem fizesse proposições para organizar a empresa toda e não apenas a linha de produção.
Deve-se a duas empresas – DuPont e General Motors – a proposição de soluções práticas para resolver esse problema. Essas soluções contribuíram para finalizar o modelo de grandes corporações, que domina o cenário dos negócios no século XX.
3.1. Dupont
A companhia Dupont procurou ampliar os conceitos de Taylor, buscando desenvolver uma forma de medir o desempenho global da empresa e não apenas a eficiência fabril.
No período de 1902 a 1914, a empresa criou uma estrutura organizacional hierárquica e centralizada, e desenvolveu técnicas sofisticadas de administração financeira e previsão de vendas. Já em 1903, a Dupont havia criado o conceito de retorno sobre o investimento. A DuPont, por volta de 1910, contava com o objetivos e políticas uniformes e tinha práticas de desenvolvimento de executivos.
3.2. General Motors
A experiência da DuPont transferiu-se para a General Motors. Em 1923, Alfred Sloan foi nomeado presidente (executivo principal) da empresa. Alfred Sloan decidiu que deveria resolver dois problemas críticos, para superar a FORD e ter sucesso na produção em massa:
1- Em primeiro lugar, era preciso profissionalizar a administração.
2- Em segundo lugar, era preciso modificar o produto básico de FORD, para que pudesse servir a “qualquer bolso e propósito”.
Profª. Suelma Cardoso Martins
Fundamentos de Administração
Para
resolver
o
problema
da
administração,
Sloan
criou