Fundamentos da Administração
Ao pesquisarmos a história da administração sabemos que essa técnica surgiu há muitos séculos atrás quando se percebeu a necessidade de desenvolver maneiras de solucionar problemas práticos de maneira rápida e organizada, exercitando assim a arte de administrar.
Através dos séculos esta arte vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, e a eficácia de suas técnicas se espalhou pelo mundo, exercendo influências, inclusive sobre o comportamento pessoal de seus “fiéis”.
Com o passar dos anos ocorreu um verdadeiro fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração, esse fenômeno que causou rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se Revolução Industrial.
Com o crescimento das cidades e da população urbana, surgiram as construções de ferrovias, aparecimento de fábricas e classes sociais e junto a isso uma série de problemas como a exploração máxima da classe trabalhadora, muito bem exemplificada no filme Tempos Modernos, que é uma verdadeira crítica ao modernismo e ao capitalismo representados através da industrialização, e principalmente ao tratamento que à classe operária recebia dos donos de meio de produção que “exploravam” essa mão-de-obra. O filme retrata a realidade da época e deixa claro o excesso de trabalho ao qual era submetido o operário, a ponto de mesmo depois do término da jornada de trabalho se comportava como se ainda estive a exercendo, tal o grau de cansaço e fadiga da qual eram submetidos. Charles Chaplin consegue transmitir com esse clássico uma idéia clara de como o mundo capitalista e industrial nos escravizou e escraviza até os dias de hoje, nos robotizando a exercer sempre nossas mesmas funções e viver em uma eterna ameaça de estafa com a correria diária. O filme demonstra os modos de produção industriais baseados na divisão e especialização do trabalho na linha de montagem. Várias características do Taylorismo e do Fordismo