Fundamentos da administração
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Joinville
Março/2010
Introdução
A administração surgiu com o crescimento e complexidade das organizações. Estas passaram por períodos de mudanças, desde a fase artesanal (da Antiguidade até a Revolução Industrial), fase de transição para a era industrial, depois para a fase desenvolvimento industrial, fase moderna e fase da globalização. Nessa última, na qual vivemos hoje, a maneira tradicional de administrar e de fazer as coisas como sempre foram feitas no passado já não proporciona os resultados esperados. As empresas perceberam que tudo mudou e que estamos entrando na era da Informação. Hoje tudo é inventado, criado, planejado, desenvolvido, produzido e comercializado por organizações e cabe ao administrador a tarefa de conduzir da melhor maneira possível todos esses processos.
Empresas são organizações focadas no lucro, que podem ser dos mais diferentes ramos de atividades e utilizam diferentes tecnologias para produzir bens e serviços variados. Cada empresa tem uma característica própria, uma forma diferente de lidar com as contingências do dia a dia e estratégias peculiares para alcançar seus objetivos.
Essas organizações são constituídas por pessoas que trabalham cooperativamente em busca de uma meta ou objetivo comum a todos. A enorme variedade de organizações no mundo de hoje pode ser explicada pelo fato de a organização ser o mais eficiente meio de satisfazer um grande número de pessoas. Entre as razões que explicam a existência de organizações podemos citar as razões sociais, pois as pessoas têm a necessidade de se relacionarem e cooperarem umas com as outras; as razões materiais, onde Chiavenatto coloca em sua obra três coisas que as pessoas isoladamente não conseguiriam: aumento de habilidades, compressão de tempo e acumulação de conhecimento. O autor cita ainda o efeito sinergístico como razão de existência da organização, pois este está veiculado à sinergia de