Fundamentos da administração do pim
A organização funcional é a estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. O staff ou assessoria funcional decorre desse princípio, que, separa, distingue e especializa. Taylor foi um dos defensores da organização funcional ao defrontar-se com excessivo e variado volume de atribuições concentradas nos mestres de produção de uma siderúrgica americana que adotava a organização linear. Achava que a especialização do operário deveria ser acompanhada pela especialização dos supervisores e da gerência por meio da estrutura funcional.
A organização linha-staff os órgãos de staff assessoram os órgãos de linha por meio de sua especialização técnica. Enquanto os especialistas de staff se aprofundam em um determinado campo de atividades, os gerentes de linha tornam-se os detentores da hierarquia da organização.
Tipo de Organizações
Segundo Etzioni:
Coercitiva ou força física é o principal meio de controle sobre os participantes operacionais, que não detém o poder.
Utilitária é o principal meio de controle, o envolvimento calculista caracteriza a orientação da grande maioria dos participantes operacionais e mesmo dos membros.
Normativa são aquelas empresas que dependem muito mais do comprometimento dos seus participantes operacionais do que das recompensas.
Segundo Blau e Scott:
As organizações devem ser agrupadas de acordo com o beneficiário principal da organização. Quatro categoria de participantes podem beneficiar-se com a