Fundamentos da adm de estoque
Conjunto de atividades para que o material seja gerenciado da melhor forma Administração é um conjunto de atividades com a finalidade de assegurar o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da organização, no tempo correto, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo melhor preço.
Antes do tempo correto → Estoques altos acima da necessidade da empresa.
Após o tempo correto → Falta de material para atendimento das necessidades.
Além da quantidade necessária → representam imobilizações em estoque ocioso
Sem atributos de qualidade → Acarreta custos maiores e oportunidades de lucros não realizados
Aquém da quantidade necessária → Podem levar a insuficiência de estoque
* Objetivos
O objetivo é garantir o abastecimento de materiais da empresa, neutralizando a demora da entrega de materiais; risco da dificuldade do fornecimento.
Também proporcionar através de economias em escala de compras de lotes econômicos; flexibilidade do processo produtivo; rapidez e eficiência em relação às necessidades.
Em resumo, seu objetivo é não deixar faltar material ao processo de fabricação, evitando a alta imobilização da produção.
* Tendências
* Importância
Para obter uma vantagem competitiva duradoura é necessária a rapidez e presteza na distribuição das mercadorias. Nesse sentido, a maioria dos estoques gera algumas vantagens e são importantes para: melhorar o serviço do cliente – dando suporte à área de marketing, que ao criar demanda precisa de material disponível para concretizar vendas; economia de escala – os custos são tipicamente menores quando o produto é fabricado continuamente e em quantidade constantes; proteção de mudanças de preços em tempo de inflação alta – um alto volume de compras minimiza o impacto do aumento de preços pelos fornecedores; proteção contra incertezas na demanda e no tempo de entrega – considera o problema que advém dos sistemas logísticos