Fundamentos Contab Is
Demonstração de Resultado de Exercício
Balanço Patrimonial
Introdução
O Balanço Patrimonial é um relatório no qual podemos identificar a saúde financeira e econômica da empresa em uma determinada data. Sendo composto por Ativo (+), Passivo (-) e Patrimônio Liquido, tendo um equilíbrio ou uma igualdade entre as Aplicações e as Origens.
Balanço Patrimonial é uma apresentação resumida dos elementos que compõe o patrimônio social da empresa.
Ativo (Aplicação de Recurso): é o lado esquerdo da tabela (+), ou seja compreende todos os bens e direitos da empresa avaliáveis em dinheiro, que representam benefícios presentes ou futuros.
- Bens: Material / Imaterial Móveis/ Imóveis
- Direitos: Tributos a receber ou a recuperar
Passivo (Origem de Recurso): é o lado direito da tabela (-), são todas as obrigações (dividas) que a empresa tem com terceiros.
Patrimônio Liquido: lado esquerdo da tabela, são os recursos do proprietário investidos no empreendimento, ou seja o capital investido na empresa, e o retorno do capital aplicado, lucro. Grupo de Contas
O Balanço Patrimonial é feito através do agrupamento de contas de mesmas características, ou seja separando grupos de contas homogêneas entre si. Existe duas regras que orientam a distribuição de contas no Balanço Patrimonial:
- Prazo: contas a receber de Curto Prazo são agrupadas no ativo, período de até um ano, como todas as contas a pagar são agrupadas no passivo no período de um ano. O mesmo ocorre com as contas de Longo Prazo (superior a um ano).
- Grau de Liquidez: os itens de maior liquidez (maior facilidade em vender e transformar em R$) são classificados em primeiro plano. Os de menor liquidez aparecem por último.
Grupo de Contas Ativo
O Ativo está disposto em grupos de contas homogêneos ou de mesmas características. Os itens do Ativo são agrupados de acordo com a ordem decrescente de sua liquidez, isto é, de acordo com a rapidez com que podem ser