Fundamentos Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Gerenciamento de Riscos
As operações de financiamento estão sujeitas a vários riscos. Para gerenciar estes riscos de forma eficaz, é necessário incorporar as funções globais de gestão de risco da Instituição em vários níveis de sua organização. Devem ser criadas e implantadas análises de risco em todas as suas áreas, inclusive risco financeiro, de crédito e de mercado. Além disso, comitês presididos pela alta administração devem supervisionar os seus relatórios de risco financeiro, de crédito e de mercado das divisões designadas para a gestão de risco. Limites de risco e exposições em jurisdições locais, criação de linhas de crédito e produtos financeiros devem ser apreciados e analisados pela Alta Administração.
Por onde começar:
Risco de Crédito – Resolução 3721
Monitoramento de Crédito
Classificações de Crédito
Gestão de Riscos - Circ. 3477
Risco de Crédito
O processo de gerenciamento de risco de crédito deve ser desenhado para seguir os padrões estabelecidos pela Administração, ao mesmo tempo em que levam em conta sua oferta de produtos e as exigências normativas específicas de suas operações no âmbito das Agências de Fomento. Os processos de aprovação de crédito da Agência, particularmente a aprovação de novos financiamentos e monitoramento de riscos, devem ser estruturados de acordo com sua classificação de clientes e produtos (Crédit- Score). A aprovação e o monitoramento de crédito devem ser conduzidos de forma separada e em diferentes plataformas de TI para facilitar a mensuração e a rapidez de análise, mas as políticas e os procedimentos aplicados devem ser os mesmos.
Monitoramento de Crédito
As linhas de financiamento para clientes de serviços bancários devem ser revisadas semanalmente. Este processo permite melhorias na exposição de crédito de clientes que tenham apresentado uma boa qualidade de crédito. Avisos com antecedência específicos são automaticamente