fundamentos administração competencias
AULA 04 – 26/08/14
Prof. Marcos Pantoja – marcostimor@hotmail.com
ORGANIZAÇÕES, FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS, O ADMINISTRADOR E COMPETÊNCIAS.
O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
No Brasil, as preocupações com o ensino de Administração chegaram muito tarde. Muitos autores indicam que a instalação de cursos de Administração no Brasil é a partir da década de 1940. É a partir do final desta década que datam experiências como “a contribuição pioneira do Pe. Sabóia de Medeiros, ao criar em São Paulo, a Escola Superior de Administração de Negócios (ESAN)”.
O PAPEL DO ADMINISTRADOR
O papel do Administrador não é apenas o de gerenciar determinada área de uma organização ou toda uma organização, seja ela pública ou privada, de pequeno, médio ou grande porte, mas, também, contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
O ADMINISTRADOR
O administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los.
Este profissional, no entanto, não tem apenas esta função teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que estiverem com problemas.
TIPOS DE ORGANIZAÇÕES
Existem tipos de organizações para fornecer todos os tipos de produtos e serviços.
Segundo o setor da economia em que atuam, as organizações podem ser classificadas em três tipos principais: Governo; Empresas; Terceiro setor.
GOVERNO
Também chamado de primeiro setor. O Governo compreende as organizações do serviço público que administram o Estado e prestam serviços aos cidadãos. O Estado é uma entidade jurídica que ordena a vida dos cidadãos de um País ou Nação.
GOVERNO
São funções do estado: arrecadação de impostos, produção de leis, defesa, justiça, educação, diplomacia e segurança pública, entre outras. O Governo cuida destas funções por meio de organizações de