FUNDAMENTO PASSE 1
O passe é um fundamento de ataque com bola. Este fundamento é executado mediante lançamentos de bola entre elementos da mesma equipe, com o objetivo de conseguir um melhor posicionamento na quadra, para maior facilidade para obtenção na obtenção de uma cesta.
TIPOS:
Os passes podem ser executados com uma ou ambas as mãos. Os mais utilizados e que têm grande importância na fase de aprendizagem do basquetebol, são:
a) Passe peito com ambas as mãos à altura do tórax – este tipo é utilizado para curtas distâncias. É um passe mais rápido e a bola segue uma trajetória retilínea. O jogador segura a bola com ambas as mãos a altura do tórax, com afastamento ântero-posterior das pernas. A bola é impulsionada à frente por meio da extensão dos braços. Os cotovelos não devem ser exageradamente abertos e ao final do movimento deve haver uma rotação das mãos para fora a fim de assegurar a trajetória da bola. Deve-se auxiliar o movimento, com uma semiflexão das pernas e pequena inclinação do tronco à frente. O executante pode também dar uma passada à frente para imprimir maior força à bola. Esta deve ser lançada à altura do tórax do companheiro.
Erros comuns:
- abrir demasiadamente os cotovelos, bem como mantê-los muito próximos do corpo;
- unir as pernas prejudicando o equilíbrio;
- lançar a bola fora da linha de recebimento do companheiro;
- lançar a bola com trajetória parabólica.
b) Passe picado com ambas as mãos – utilizado para curtas distâncias, principalmente quando o passador está marcado de perto ou ainda em finalizações de jogadas de contra-ataque. Sua execução é semelhante a do passe de peito. A diferença entre eles está na trajetória da bola, que neste caso é lançada no solo antes de chegar ao companheiro. A extensão dos braços é feita com diagonal para baixo, de modo que a bola toque o solo a cerca de 1,50 metros do recebedor, chegando numa trajetória ascendente.
Erros comuns:
- os três primeiros erros do passe de peito;
- lançar a bola muito